“que desafios se colocam a quem tem a tarefa de os instruir/formar?”
Está definitivamente na “mão” do PTE a responsabilidade de nos preparar, as nós professores, para esse desafio, e diz num dos seus relatórios:
“Modernizar a formação inicial e contínua dos professores e formadores, a fim de que os seus conhecimentos e competências respondam à evolução e às expectativas da sociedade e sejam adaptados aos diferentes grupos a que se dirigem, eis um dos principais desafios a que os sistemas de educação e formação deverão fazer face ao longo dos próximos anos.
Os professores e formadores desempenham um importante papel na motivação e no êxito dos discentes. Actualmente é indispensável uma formação voltada para o futuro – a maioria dos professores obteve o diploma há 25 anos ou mais e, nalguns casos, a actualização das competências não acompanhou o ritmo da mudança. De igual modo, o papel dos professores e formadores evoluiu – continuam a dispensar conhecimentos, mas o seu papel, hoje, é também o de um tutor encarregado de guiar os discentes no seu percurso individual para o saber. A formação deverá permitir aos professores e formadores incentivar os respectivos discentes não só a adquirirem os conhecimentos teóricos e as competências profissionais de que precisam, mas também a assumirem a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, por forma a possuírem as habilitações necessárias na sociedade e no mundo do trabalho actuais.”
Tenho 46, logo, por definição serei um ID, será?, a minha 1ª experiencia informática foi há 28 anos e desde lá nunca fiz outra coisa. Serei um ND ou um ID?
Nesta minha situação indefinida lido diariamente com os ND que me chegam às mãos com este estatuto de “dominadores” das tecnologias. Na esmagadora maioria é puro engano, começam por dominar pouco mais que o copy-paste, a wikipédia, a instalação de uns jogos e o download de filmes e musicas.
Quando dominam nem sempre sabem o que fazer com essas tecnologias.
Usando o exemplo da marcação de um bilhete de avião pela Internet, que diferença tem de há 30 anos os marcarmos pelo telefone? Não era também tecnologia? Não era um bilhete de avião? Não chegávamos também ao destino?
Concluindo, na minha opinião as novas tecnologias são mais uma nova ferramenta para atingir os objectivos de sempre, como outras ferramentas já o foram há alguns anos, só que estas estão mais sufisticadas, é certo.
Compete-nos, a nós professores, e sempre competiu, ajuda-los a saber tirar partido do uso dessas tecnologias.
[]CFCarvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário