Universdade Aberta

Universidadade Aberta
e-portefólio de Carlos Carvalho

quinta-feira, 15 de julho de 2010

por carlos carvalho - Domingo, 11 Abril 2010, 09:57

Este é realmente um tema muito interessante de discutir pela sua actualidade. Imagino os papiros e papiros que se escreveram quando se começou a deixar de usar o latim como língua oficial (nessa altura já não se usava papiro, pois não?)

Para completar um pouco mais a discussão trago um outro estudo:

“SMS melhoram linguagem das crianças

Um estudo britânico mostra que a "linguagem" por SMS pode estar a ajudar a desenvolver as capacidades linguísticas das crianças.

Abreviaturas, contracções e siglas não convencionais são utilizadas diariamente no envio de SMS. Um estudo conduzido por Beverly Plester, da Universidade de Coventry, no Reino Unido conclui que as crianças são expostas a uma variedade cada vez maior de termos e expressões, melhorando as suas capacidades linguísticas. O estudo foi realizado junto de 88 crianças, entre os dez e os 12 anos, a quem foi pedido que descrevessem dez cenários diferentes, recorrendo à “linguagem SMS”, noticia o DailyTech. As crianças que utilizavam SMS diariamente mostraram ter um vocabulário mais rico e sabiam a forma correcta das palavras que estavam a abreviar.

Exame Informática Janeiro de 2009”

A noticia em inglês está publicada no Daily News de Tuesday, February 24th 2009 de onde se pode tirar este curioso exemplo “wot u doin 2nite?" , que qualquer um de nós entende. Já o titulo “GR8 news 4 ur kids” foi mais difícil de entender em particular o GR8

(Completamente fora do contexto, mas não deixa de ser curioso, que a noticia portuguesa seja de Janeiro e a inglesa de Fevereiro)

Artigo do Jornal:

http://www.nydailynews.com/lifestyle/health/2009/02/24/2009-02-24_text_for_success_kids_who_use_texting_ab.html

Estudo em pdf e html:

http://www.ingentaconnect.com/content/bpsoc/bjdp/2009/00000027/00000001/art00009?token=005a1c5a99e0de0321815c5f3b3b47465d487834707b512b6024384f582a2f433e402c3568263c2bf1ae4e88ee

até já

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Identidade Social na Adolescência

Actividade 2: Discussão do processo de construção de identidade na Adolescência

Nesta actividade foi-nos pedido que lesse-mos os textos:

· Recursos de Aprendizagem:

Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.

Schmitt, K.; Dayanim, S.; & Matthias, S. (2008). Personal Homepage Construction as an Expression of Social Development. In Development Psychology, 44 (2), 496-506.

Recurso Complementar

Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003). A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115.

Esta leitura levou-me a formular algumas questões, fazer algumas pesquisas para assim poder participar no proposta de discutir os textos trabalhados no Fórum A2.




Glossário

Actividade Transversal : Construção de Glossário

Cultura Digital -Terminologia

Da lista que nos foi apresentada optei por trabalhar os temas:

Avatar - Representação digital de um utilizador de computadores de forma a interagir numa aplicação - como um jogo, uma comunidade ou fórum - ou representar o indivíduo num mundo virtual, como o Second Life. Normalmente é possível ao utilizador definir as características do Avatar, como o sexo, cor de cabelo, olhos e pele, o que o torna semelhante a um alter ego.

http://tek.sapo.pt/glossario/A/

Bandwidth - Largura de banda. Definição da capacidade de transmissão de um canal de comunicações: quanto maior é a largura de banda, mais informação se pode transmitir ao mesmo tempo. No caso da Internet, é normal considerar-se igualmente a relação entre a largura de banda disponível (teórica) e o número de utilizadores que a usam em simultâneo. É esta relação que permite determinar a largura de banda real do ponto de vista do utilizador: um determinado fornecedor de acesso pode ter disponível o dobro da largura de banda do seu concorrente mas, porque tem 50 vezes mais utilizadores, acaba por fornecer menos largura de banda na prática. O termo emprega-se também para descrever o tráfego num grupo de notícias numa conferência ou em qualquer outro serviço. O envio de mensagens não desejadas a grupos de notícias ou a muitas caixas de correio equivale a um desaproveitamento da largura de banda.

http://tek.sapo.pt/glossario/B/

Mais tarde, por desistência de 2 colegas desenvolvi também os temas:

Rip

Cópia de conteúdos digitais de um determinado formato para o disco rígido. Muitas vezes está associado à pirataria de conteúdos porque frequentemente as protecções contra cópia conseguem ser ultrapassados.

http://www.digitalnative.org/wiki/Glossary

RSS (Reader)

Normalmente conhecido como Really Simple Syndication. É um conjunto de formatos web-based, que são usados para publicar conteúdos através de um "feed"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feed .

Serve para poder obter actualizações de conteúdos de um site sem ter de o visitar, através do RSS Reader. Este é o leitor que recebe o "feed" e mostra as actualizações ao utilizador, permitindo obter a informação de vários sites e consultá-la toda num único sítio.

Leitor de RSS

Programa informático que reune os textos dos 'sites' preferidos do utilizador num só 'écran' (como num e-mail) e avisa esse mesmo utilizador quando são publicadas novidades na internet. Os 'sites' são escolhidos e agregados pelo utilizador, que poderá acessar textos de todos esses 'sites' a partir de um único ponto, sendo mais prático do que conferir 'site' a 'site' a publicação, ou não, de novos assuntos.

http://en.wikipedia.org/wiki/RSS_reader

http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS

Search Engines

Um motor de busca, motor de pesquisa, máquina de busca ou mecanismo de busca, é um sistema de software projectado para encontrar informações armazenadas num sistema computorizado a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações.

User Directed Content - Os utilizadores da Web 2.0 desempenham cada vez mais um papel preponderante na maneira como a informação está organizada. A expressão “User directed content” refere-se a conteúdos que as pessoas descobrem através de outros intervenientes pela partilha de informação, está também relacionada com o esquema geral de organização do sítio. Um exemplo concreto são os RSS feeds.

http://www.digitalnative.org/wiki/Glossary


Conclusão da Actividade 1

Ao concluir o trabalho para esta actividade conclui que é um facto que não podemos fazer de conta que a Web não existe e que ela não desempenha um papel importante na vida dos jovens. Os vários estudos que temos vindo a analisar demonstram exactamente que as redes sociais, os blogues e outros serviços contribuem hoje para a construção da identidade dos adolescentes, para a sua afirmação no grupo e socialização. Todos (ou quase todos) utilizam a web (quem não existe no My Space ou no Facebook não é famoso na escola) e fazem-no precisamente nos sítios mais vigiados pelos adultos, pais e professores. A questão é: estão os pais e professores a actuar da melhor forma para apoiarem os jovens, ajudá-los a crescer de forma segura?

É uma questão de educação e não de controlo. Como actuamos? Temos consciência de que estes adolescentes podem, de facto, correr alguns riscos? Ajudamo-los?

Há, porventura, uma série de acções que podemos começar a pôr em prática. Não apenas em casa, mas também e sobretudo na escola. Todos os professores deviam ter em mente educar para a segurança na Internet, incluindo o professor bibliotecário. Este pode, em articulação com os restantes docentes e com o coordenador do PTE, desenvolver algumas actividades que abordem estas temáticas.

O Ministério da Educação tem uma página dirigida apenas a este assunto: http://www.seguranet.pt/index.php?section=1. O programa Seguranet apresenta diversas informações e actividades dirigidas a alunos, professores e pais. São muito interessantes e úteis. Saliento o manual de literacia digital, que pode ser trabalhado com os alunos até mesmo em Formação Cívica.

A questão da segurança na Internet é uma questão de educação. Vale a pena ir por aí.

Comentário no Forum A1
por carlos carvalho - Segunda, 22 Março 2010, 23:56

“que desafios se colocam a quem tem a tarefa de os instruir/formar?”

Está definitivamente na “mão” do PTE a responsabilidade de nos preparar, as nós professores, para esse desafio, e diz num dos seus relatórios:

“Modernizar a formação inicial e contínua dos professores e formadores, a fim de que os seus conhecimentos e competências respondam à evolução e às expectativas da sociedade e sejam adaptados aos diferentes grupos a que se dirigem, eis um dos principais desafios a que os sistemas de educação e formação deverão fazer face ao longo dos próximos anos.

Os professores e formadores desempenham um importante papel na motivação e no êxito dos discentes. Actualmente é indispensável uma formação voltada para o futuro – a maioria dos professores obteve o diploma há 25 anos ou mais e, nalguns casos, a actualização das competências não acompanhou o ritmo da mudança. De igual modo, o papel dos professores e formadores evoluiu – continuam a dispensar conhecimentos, mas o seu papel, hoje, é também o de um tutor encarregado de guiar os discentes no seu percurso individual para o saber. A formação deverá permitir aos professores e formadores incentivar os respectivos discentes não só a adquirirem os conhecimentos teóricos e as competências profissionais de que precisam, mas também a assumirem a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, por forma a possuírem as habilitações necessárias na sociedade e no mundo do trabalho actuais.”

Tenho 46, logo, por definição serei um ID, será?, a minha 1ª experiencia informática foi há 28 anos e desde lá nunca fiz outra coisa. Serei um ND ou um ID?

Nesta minha situação indefinida lido diariamente com os ND que me chegam às mãos com este estatuto de “dominadores” das tecnologias. Na esmagadora maioria é puro engano, começam por dominar pouco mais que o copy-paste, a wikipédia, a instalação de uns jogos e o download de filmes e musicas.

Quando dominam nem sempre sabem o que fazer com essas tecnologias.

Usando o exemplo da marcação de um bilhete de avião pela Internet, que diferença tem de há 30 anos os marcarmos pelo telefone? Não era também tecnologia? Não era um bilhete de avião? Não chegávamos também ao destino?

Concluindo, na minha opinião as novas tecnologias são mais uma nova ferramenta para atingir os objectivos de sempre, como outras ferramentas já o foram há alguns anos, só que estas estão mais sufisticadas, é certo.

Compete-nos, a nós professores, e sempre competiu, ajuda-los a saber tirar partido do uso dessas tecnologias.

[]CFCarvalho

Actividade 1 : Perfil do estudante digital

Temática: Nativos Digitais versus Imigrantes Digitais

Foi definido como objectivo desta primeira actividade Identificar e discutir as características atribuídas ao estudante digital.

Após uma tarefa algo atribulada, própria de quem ainda não se conhece, o grupo de trabalho foi constituído pelo José Neto, José Nobre, Maria Francisco e eu próprio, com o identificação de Grupo Vermelho

Depois de variadíssimos encontro no MSN e de trocas de e-mail chegamos à estrutura final do documento :

Slide1- Capa,com filme;

Slide2 - Nativo digital versus imigrante digital;

Slide3 - Perfil nativo digitaL ;

Slide4 - Formas de comunicação do nativo digital;

- partilhar, comprar, pesquisar, namorar, etc;

Slide5 - Plataformas de comunicação do nativo digital(escrita);

- hi5, msn, telemovel, etc

Slide6 - Plataformas de comunicação do nativo digital(visual)

- TV, youtube, vídeo jogos, etc.

Slide7 - Comportamento face às metodologias de aprendizagem

- Perspectiva do Professor, perspectiva do aluno

Slide8 - Bibliografia

E que deu origem a um trabalho final em Power Point publicado no dia 15 de Março de 2010 no Forum de trabalho do Grupo Vermelho



Constava do contrato de aprendizagem que este e-portefólio fosse sendo construído ao longo do semestre, assim não aconteceu. Mas antes tarde que nunca. Farei, a longo deste 3 dias, um levantamento de todos os apontamentos que fui guardando, dos mails que troquei com os colegas, dos comentários que fui fazendo na nossa plataforma, espero assim dar resposta a este objectivo.